O que aprendi com os empreendedores capixabas em 2021?

Espírito Santo 9 de Fev de 2022

Por Marcus Buaiz*

Na transição entre anos, temos sempre o momento para passar com a família, refletir e propor mudanças e novos objetivos para o ciclo que começa. E para mim, as festas de fim e de começo de ano, em especial, foram um momento de intenso aprendizado. Foi o momento de encontrar os amados e curtir as férias em casa, nas melhores praias do Brasil em Guarapari. Quando jovem, geralmente passava as datas festivas e os momentos de aflição na Aldeia.

Mas nesse ano, decidimos fazer diferente e aproveitamos as belezas da região da Praia de Santa Mônica e lá ficamos para o Réveillon. Apesar de estar em um lugar diferente, o mar e a areia que eu costumava a frequentar estavam logo do outro lado, no horizonte da vista, mas compartilhando do mesmo mar. Foi emocionante ver por outra perspectiva o lugar que foi tão especial na minha vida e que escutou meus choros e alegrias e presenciou algumas das decisões mais importantes da minha trajetória.

Além desses momentos mais do que especiais ao lado dos queridos, não pude deixar de realizar outra atividade que amo: conversar com os nossos empreendedores capixabas.

Inúmeros aprendizados, trajetórias emocionantes e otimismo são as palavras de ordem para 2022, quando vejo uma geração mais nova tão empenhada e os empresários de trajetória consolidada pensando em contribuir ainda mais para a população capixaba.

É com isso em mente que gostaria de compartilhar um pouco das conversas e o que aprendi com os empreendedores capixabas em 2021.

A vontade de continuar construindo está no DNA do empreendedor capixaba

A ideia do capixaba empreendedor é sensacional por si só. Afinal, grande parte da história do nosso estado foi moldada por aqueles que decidiram sempre construir. Mas quando os empresários da nossa terra se juntam para colocar a mão na massa juntos, o sucesso é certo. Por exemplo, nas lojas da Frisa, vende-se também Dry Cat e Paletitas. Mas como esse, existem diversos cases de sucesso de colaborações entre empreendedores capixabas.

E por falar na Frisa, tive uma conversa acima da média com Marcos Coutinho, uma das lideranças da empresa. Nesse encontro, além de seguir impressionado com a qualidade dos produtos, que sempre foram referência no mercado nacional, a estratégia de constituir indústrias e lojas para atender a cadeia e a inserção no mercado de importações me encheram os olhos.

Loja Frisa na Praia do Canto

Muitos empresários do Espírito Santo tem o desejo de crescer e expandir os negócios para fora, mas sempre que converso com alguns deles, gosto de levantar o seguinte questionamento: você já está consolidado no Espírito Santo? Em todos os municípios ou na maioria deles?

Essa dúvida é essencial, pois mesmo com o desejo de expandir à nível nacional e internacional, o ES apresenta um oceano azul para o surgimento e desenvolvimento de empresas, e a consolidação em nossas terras é, além de um diferencial, um passo significativo para seguir em expansão. E quando lembro desse questionamento, a Frisa sem dúvidas é um case de sucesso.

As maiores referências empresariais do ES que não deixam de pensar em contribuir com o estado

Nesses dias que passei no ES, conversei com dois amigos que representam algumas das maiores trajetórias empresariais do estado e do país. Antônio Carlos Torres, fundador da Fortlev, e Ettore Cavalieri, presidente do Grupo Imetame, são figuras 100% admiráveis. Aqueles empresários que construíram suas histórias do zero e que consolidaram suas marcas à nível mundial.

Contudo, além dessa conquista, que já é um sonho de boa parte dos empreendedores que começam suas trajetórias, ambos nunca deixaram de pensar no compromisso social. Ambos carregam projetos de forte impacto no Espírito Santo e fora de nossas fronteiras, como é o caso da Imetame, que carrega projetos como o Nova Consciência, Sonho Meu e a construção de hospitais em Aracruz, e da Fortlev, com o Instituto Água Viva, que busca levar água para o sertão nordestino contribuindo com a vida e o desenvolvimento profissional das famílias.

Ainda, tive a oportunidade de conversas com Gilberto Lopes, que também construiu uma empresa do zero e que os capixabas conhecem de longa data: o Hortifruti. Hoje, ele também contribui com investimentos em outros negócios, como na Dry Cat, e que além de ser um empreendedor consolidado, ele também se preocupa com as questões espirituais, realizando sete vezes o caminho de Santiago de Compostela.

Gilberto, junto do Ettore, toparam sem hesitar a parceira na Campanha Juntos pela Mama, reforçando a preocupação com o próximo e com projetos voltados para a esfera social.

Lideranças do mercado de capitais no ES

Como um jovem que se juntou com seus sócios para desenvolver o mercado de capitais e o ecossistema de serviços financeiros para empresas do Middle-Market capixaba e nacional, conversei também com Fernando Cinelli, presidente da Apex Partners. Esse é um case que eu vejo como referência, pois a empresa é formada por uma turma jovem que não tem apenas a vontade de colocar a mão na massa, mas que já construíram um modelo de companhia que serve de benchmark para o Brasil inteiro.

Além do compromisso ligado ao propósito da empresa, novas iniciativas que contribuem para o desenvolvimento do Espírito Santo também estão sendo colocadas de pé, como é o caso da Apex News, que atuo como embaixador, e do Encontro Folha Business, em parceria com a Rede Vitória, que reúne as principais lideranças e tomadores de decisão a nível nacional e o público empresarial capixaba, que terá a sétima edição realizada na segunda sexta-feira deste mês (11/02). Inclusive, também tive o prazer de participar da última edição em um painel com Fábio Faria, Ministro das Comunicações.

O melhor sorvete do Brasil também é capixaba

Também seguindo a lógica de parcerias para destacar o nosso estado à nível nacional e melhorar a qualidade do produto e experiência do consumidor, a Paletitas, guiada pelo Wanderson Lamoia, desenvolveu o melhor sorvete do Brasil disparado. Além do sabor incrível, as parcerias com as marcas regionais dão um toque ainda mais especial: picolé de bolo de cenoura com a Buaiz Alimentos, sorvetes e picolés recheados com doce de leite Veneza, inserção nas lojas da Frisa e o gelo saborizado com a Dry Cat.

Essa diversificação e talento, mantendo as origens do negócio, são uma das marcas capixabas.

As principais lições e o que espero para 2022

O Espírito Santo está repleto de gente boa para empreender. E vamos sempre bater nessa tecla por aqui. Uma das minhas missões quando voltei para empreender no estado é apresentar empresários capixabas uns aos outros, divulgar as marcas regionais e buscar parcerias estaduais e nacionais que complementam modelos de negócios que possuem sinergias.

Ainda, ao observar e conversar com os autores das trajetórias de referência no nosso estado, sem dúvidas a tendência da preocupação social é um dos pontos mais relevantes. Naturalmente, o empreendedor contribui com a geração de renda e emprego nas regiões em que atua. Contudo, os projetos que vão além do núcleo de atuação da empresa e buscam criar impacto nas comunidades locais, ambiental e econômico são um diferencial da mentalidade capixaba. E, sem dúvidas, esse é um dos maiores aprendizados.

Por isso, para 2022, reitero o tom de otimismo da minha primeira coluna. Voltei para empreender no Espírito Santo pelo oceano azul de oportunidades. E continuar explorando o potencial do nosso estado ao lado de mentes e histórias tão brilhantes é o que me move. Com certeza, o talento do empreendedor capixaba e o compromisso com o próximo continuará guiando o ES rumo ao desenvolvimento contínuo e ao maior celeiro de empreendedores e inovação no Brasil.

*Capixaba, empreendedor e embaixador da Apex News

Ainda não assina a nossa newsletter?

Está esperando o que?

Clique aqui e faça como os 10 mil capixabas que acompanham as principais notícias de negócios, economia e política do nosso estado pela Apex News!

Tags

Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Ótimo! Agora, complete o checkout para ter o acesso completo.
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está completamente ativada, agora você tem acesso completo ao conteúdo.