Terra de oportunidades: ES bate novo recorde de abertura de empresas em 10 meses

Espírito Santo 10 de Nov de 2021

Resumo

  • De janeiro a outubro de 2021, mais de 15 mil empresas foram abertas. Esse valor é um recorde em terras capixabas desde 2010, segundo a Junta Comercial.
  • Os setores de comércio e serviços foram os que mais se destacaram com o maior número de negócios iniciados ao longo dos 10 primeiros meses do ano.
  • A maior abertura de empresas reflete, de certa forma, a maior confiança dos empresários e pode influenciar na geração de emprego e renda na economia capixaba.

Mais uma vez, o Espírito Santo bateu recorde em abertura de novas empresas. Na soma dos 10 primeiros meses de 2021, o estado bateu a marca de 15.602 novos empreendimentos iniciados. Esse é um recorde na série histórica da Junta Comercial do Estado, iniciada em 2010. Por outro lado, apenas em outubro, 1.392 novos negócios deram o seu pontapé inicial.

Na prática, a abertura de empresas, apesar de algumas limitações de interpretação, pode ser considerada como um termômetro para a economia. Com maior apetite para investir, os empresários e pequenos empreendedores sinalizam maior otimismo com o momento de retomada econômica.

O que influencia na abertura de empresas e na retomada do ES?

Nesse cenário, vale lembrar que o ES é um dos líderes de vacinação, colocando-se entre os sete estados que mais aplicam imunizantes na população. Com isso, todos os setores da economia encontram menores restrições de atuação e podem retornar as suas atividades com maior flexibilidade, rumo aos patamares pré-pandemia. Em suma, com base no Painel da Vacinação do governo do estado, considerando dados até terça-feira (09/11), 82,18% da população recebeu primeira dose, enquanto 57,4% dos capixabas se encontram completamente imunizados.

Foto: ifes.edu

Por outro lado, em termos de atividade econômica, os números também apontam para retomada e otimismo. Desde o terceiro trimestre de 2020 até o segundo trimestre deste ano, comparando com o trimestre imediatamente anterior, a economia capixaba cresceu 10,3%, 3,2%, 0,8% e 0,4%, respectivamente, segundo dados do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

Com o ciclo virtuoso após a forte recessão causada pela pandemia e o avanço da vacinação, a decisão de abertura de empresas é influenciada positivamente, o que pode ter influenciado nos resultados recordes dos últimos meses.

Abertura de empresas por setores: quem mais se destacou?

Sem mais delongas, vamos dar um zoom nesse cenário. Primeiro, o acumulado de 15.602 aberturas bate o número de 14.922 novos negócios iniciados no ano completo de 2010, que era o recorde anterior. Então, a marca foi batida com dois meses de antecedência para o fim do ano.

Ainda, por setor, de janeiro a outubro de 2021, os que mais registraram o saldo positivo de aberturas foram: comércio varejista (3.142), empreendimentos voltados à saúde humana (1.524), comércio por atacado (1.503), serviços de escritório (654) e empresas do ramo de alimentação (638).

Esses resultados se encontram alinhados com a expansão dos setores de comércio varejista e serviços, apresentada pelos dados do IJSN, comparando o acumulado dos dois primeiros trimestres de 2021 com o mesmo período de 2020.

Em números, nessa janela, o comércio varejista ampliado e restrito cresceram, respectivamente, 23,3% e 10,4%, enquanto o setor de serviços viveu expansão de 7,1%. Cabe ressaltar que ambos foram os segmentos que mais sofreram impactos nos momentos mais críticos da pandemia.

Foto: Fernando Madeira

Resultados e perspectivas

Com mais um recorde quebrado, 2021 tem se apresentado como um bom ano para os capixabas que querem empreender com seus próprios negócios. Isso porque em julho desse ano, a abertura de empresas em um mês bateu o recorde na série histórica, com o pontapé inicial de 1.813 negócios. No mês seguinte, em agosto, essa mesma marca foi ultrapassada, com a abertura de 1.904 novos negócios criados.

Por essas razões, pode-se dizer que a conjuntura capixaba é favorável para o início de novos empreendimentos. Por fim, vale destacar que, segundo a Junta Comercial do ES, o estado pode fechar o ano com o saldo positivo de mais de 18 mil empresas abertas.

Tags

Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Ótimo! Agora, complete o checkout para ter o acesso completo.
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está completamente ativada, agora você tem acesso completo ao conteúdo.