12 benefícios do Kinvo

Inteligência 21 de Jul de 2021

Você é uma daquelas pessoas que anotam tudo sobre seus investimentos no papel? Ou em uma planilha? Ou então não consegue saber exatamente quanto de dividendos recebe, a distribuição dos seus ativos por setores e qual é a sua rentabilidade?

É essencial ter controle dos investimentos realizados, mas o controle manual é desnecessário, visto que aplicativos de gerenciamento de investimentos como o Kinvo fazem tudo automaticamente por você, facilitando seu trabalho e economizando tempo.

A versão Premium, porém, explora melhor os dados da carteira, fornecendo mais informações e mais insumos para auxiliar na tomada de decisões de investimento no curto, médio e longo prazo. Por exemplo, se você está sobrealocado em ações do setor financeiro, o Kinvo conseguirá te mostrar.

1) Evolução do histórico de rentabilidade

Uma de suas principais funções é compilar a evolução do histórico de rentabilidade desde o primeiro dia em que você abriu sua conta na sua corretora. Esses dados são importados automaticamente por meio do Canal Eletrônico do Investidor (CEI), que você consegue sincronizar em poucos minutos. Assim, o Kinvo mostra a diferença entre o valor que você investiu e o valor após o acréscimo da rentabilidade auferida, tanto em reais quanto em porcentagem. Funciona de forma bem intuitiva, como podemos ver a seguir.

Já quando a conta é cadastrada no Kinvo Premium, por exemplo, um dos recursos adicionais é que você pode converter esses dados em planilha. Também passa a ser possível visualizar a rentabilidade em horizontes temporais delimitados, como mensalmente, anualmente e diariamente, e não mais apenas desde o início da carteira e nos últimos três meses como a versão não paga.

2) Cálculo de rentabilidade real

O Kinvo ainda tem a opção de calcular a rentabilidade real dos investimentos, ou seja, há como consultar os resultados já descontada a inflação. Assim, se você teve uma rentabilidade bruta de 10% no ano e a inflação foi de 5%, sua rentabilidade real é de 5%, que se refere ao valor que você realmente acrescentou ao seu poder de compra.

Isso se torna ainda mais importante em um momento em que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo está subindo, em 8,35% nos últimos 12 meses até julho. Se você se esquecer deste indicador, pode não ter a real noção da rentabilidade da sua carteira.

3) Divisão de produtos por setores e classes de ativos

O aplicativo divide seus ativos entre classes de ativos, como ações, fundos imobiliários, fundos e renda fixa. Com base nisso, você pode analisar se a carteira está bem balanceada ou se há desequilíbrios, devendo aumentar ou diminuir posição em alguma das classes para mitigar riscos.

Além disso, ela separa os investimentos por setores e subsetores. Por exemplo, se você possui muitas ações de varejo, ou ligadas ao setor financeiro, ela mostrará percentualmente essa parcela, de forma a acionar a percepção de sobrealocação em um destes, por exemplo.

4) Histórico de dividendos

Há uma grande dificuldade para acompanhar os proventos que estão entrando na sua conta, visto que não é comum as corretoras compilarem esses dados, como dividendos, juros sobre capital próprio (JCP), bonificações e direitos de subscrição.

Assim, para quem tem uma carteira rica em ações pagadoras de dividendos e títulos de renda fixa, a análise avançada de proventos sintetiza o quanto está entrando na sua conta a título de proventos em cada ativo. A partir disso, é possível extrair esses dados por meio de diferentes critérios, como no mês, por ano ou por ativo, centralizando estes dados e facilitando sua análise. Essa função é especialmente relevante para pessoas com carteiras pautadas na renda passiva.

5) Projeção futura da carteira

Nesta ferramenta, o app consegue estimar cenários de rentabilidade futura da carteira com base na leitura do histórico passado. As projeções são feitas em cenário otimista, pessimista e esperado. É claro que se houver mudanças radicais no perfil da sua carteira, as estimativas tendem a não se concretizar. Assim, para quem pretende ter um parâmetro de análise do médio e longo prazo dos investimentos, a ferramenta é interessante.

6) Medição da relação entre risco e retorno dos seus ativos

A relação entre risco e retorno realiza uma análise estatística por carteira e por ativo. No mercado em geral, acredita-se que quanto maior o risco, maior é o retorno.

Mas pode acontecer de um investidor presenciar um descompasso/desequilíbrio entre o nível de risco e retorno em sua carteira. Um exemplo disso é uma carteira de previdência que está com um risco muito elevado para a classe de ativo e os objetivos do investidor. Neste caso, haveria muito risco para pouco retorno. No caso oposto, pode ocorrer de uma aplicação que possui naturalmente alto risco e volatilidade estar rendendo pouco.

O Kinvo Premium fornece todas essas informações por ativo, de forma a atentar o investidor para a necessidade de mudanças em seus ativos.

7) Sensibilidade dos ativos

A sensibilidade dos ativos mede a correlação entre cada ativo e o desempenho da carteira como um todo. Este indicador é importante porque o ideal é ter ativos descorrelacionados na carteira, de modo que se um dos ativos passarem por um momento ruim haja outros para “segurarem a barra”.

Além disso, fica mais fácil visualizar quais são os ativos mais ofensivos ou mais defensivos e causam um impacto maior ou menor no rendimento global da carteira.

8) Parcela de ativos cobertos pelo FGC

O Fundo Garantidor de Crédito (FGC) é um fundo privado que foi criado para garantir que o investimento em alguns investimentos não será perdido. Assim, em caso de quebra de uma instituição financeira, os investidores de seus CDBs, por exemplo, não perdem o dinheiro. Porém, há uma limitação do valor que o coberto pelo FGC, que chega a no máximo R$ 250 mil por instituição e CPF, totalizando R$ 1 milhão.

Tendo em vista isso, o Kinvo Premium calcula qual o percentual da sua carteira que está protegida pelo FGC e quanto não está. Vale ressaltar que ativos como ações, fundos de investimento e tesouro direto não são protegidos pelo fundo.

9) Notificação de eventos na carteira

O serviço de notificação de eventos na carteira informa o usuário quando há novidades oficiais em relação aos ativos que este possui em carteira. Por exemplo, o pagamento de dividendos em uma das suas ações, o dia em que o provento vai cair na conta, o vencimento de títulos com 30 dias de antecedência e no vencimento.

Assim, você pode se preparar financeiramente para o vencimento do título e planejar novas alocações de acordo com a sua estratégia, por exemplo.

10) Rastreador de notícias

Além de rastrear eventos, o Kinvo Premium também rastreia notícias. O monitoramento ocorre em cerca de dez portais de notícias. Assim, toda vez que a inteligência artificial identifica uma notícia relevante evolvendo os ativos que você possui em carteira e podem influenciar positiva ou negativamente na carteira.

Por exemplo, se o investidor possui ações de Lojas Americanas (LAME4) em sua carteira e sai uma notícia envolvendo a empresa e que o algoritmo de inteligência identifica como negativa ou positiva, ele disparada uma notificação apenas para os usuários que possuem as ações da LAME.

11) Cadastro de mais de uma carteira

O Kinvo Premium possibilita o cadastro de múltiplas carteiras. Assim, o investidor pode agrupar os investimentos de acordo com o objetivo de cada carteira.

Por exemplo, seria possível separar a reserva de emergência do restante, visto que as finalidades de ambos são diversas, o que inclui rentabilidades também bastante diferentes. Outra possibilidade é separar de acordo com objetivos, como o dinheiro destinado a compra do carro, ou aquele voltado para a aposentadoria.

Por meio deste mecanismo é possível extrair métrica próprias e fazer diferentes projeções de acordo com os seus objetivos.

12) Extrato e histórico

Por fim, é possível acessar as transações realizadas por meio do app, de forma a saber os dias e a quantidade de ações que foram compradas ou vendidas. Ou quando algum provento entrou na sua conta. Pode ser uma ferramenta interessante, por exemplo, na hora de reunir informações para declarar o imposto de renda.

Disclaimer: Essa apresentação é um documento de cunho meramente informativo, não configurando análise de valores mobiliários nos termos da Instrução CVM Nº 598, e não tendo como objetivo a consultoria, oferta, solicitação de oferta e/ou recomendação para a compra ou venda de qualquer investimento e/ou produto específico.

Tags

Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Ótimo! Agora, complete o checkout para ter o acesso completo.
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está completamente ativada, agora você tem acesso completo ao conteúdo.