Qual a importância do Boletim Focus para os seus investimentos?

Análise 12 de Jul de 2021

De quanto será o reajuste no aluguel ao final do ano? O preço do tomate vai aumentar? E o valor da gasolina pode mudar nos próximos meses? Essas perguntas afetam diretamente a vida e, principalmente, o bolso dos brasileiros. E são respondidas semanalmente pelo Boletim Focus.

Também conhecido como Relatório Focus, o documento, publicado pelo Banco Central, recolhe e compila diariamente projeções de cerca de 140 instituições como bancos, consultorias, corretoras e universidades,

De maneira geral, o documento resume as projeções do mercado para a economia a partir da análise de indicadores macroeconômicos como IPCA, IGPM, câmbio, taxa de crescimento do PIB e a taxa Selic.

Por que eu deveria acompanhar o Boletim Focus?

Acompanhar a divulgação do Boletim Focus do Banco Central semanalmente é um hábito importante a ser mantido por investidores iniciantes, profissionais e para o mercado financeiro como um todo.

Afinal, o relatório monitora as expectativas de mercado das principais instituições financeiras e especialistas do país sobre indicadores importantes como inflação, nível de atividade e juros.

Dessa forma, as estimativas feitas pelo relatório permitem ao investidor tomar decisões mais próximas à realidade e analisar estratégias de investimento de acordo com os rumos que o mercado está tomando.

Na prática, isso significa que se, por exemplo, os números semanais indicam que o mercado sugere um avanço da taxa básica de juros, a Selic, para os próximos meses ou anos, o investidor pode considerar investimentos que se beneficiarão deste aumento.

Além disso, o Boletim Focus também serve como base para a tomada de decisão em relação à política monetária do Brasil, uma ferramenta importante para o controle da inflação no país. As decisões são tomadas pelo Comitê de Política Monetária (Copom), uma entidade ligada diretamente ao Banco Central, que, entre outras projeções, utiliza o relatório para definir  a meta da taxa Selic.

Como interpretar os números do Focus?

Os indicadores do Focus são compilados sempre na sexta-feira anterior à publicação. Os dados costumam ser apresentados em formato de tabela e mostram o comportamento dos indicadores na data de publicação do relatório, da semana anterior e do último mês.

Entre os principais indicadores considerados, estão:

Taxa Selic: a taxa Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira

IPCA: índice utilizado para medir a inflação oficial do país

IGPM: concentra o nível geral de preços de diversos setores da economia em um só indicador. Está ligado, portanto, a inflação.

Taxa de câmbio: o câmbio representa o preço de uma moeda estrangeira em unidades do real. O Boletim Focus aborda o câmbio analisando o dólar mensurado em reais.

Taxa de crescimento do PIB: a sigla PIB significa Produto Interno Bruto e mede o quanto um país produziu em determinado período.

Autor

Equipe Apex News




Tags

Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Ótimo! Agora, complete o checkout para ter o acesso completo.
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está completamente ativada, agora você tem acesso completo ao conteúdo.