Aumento nas estimativas de inflação e juros e queda nas expectativas de PIB, diz Focus

16 de Ago de 2021

O Banco Central divulgou o Relatório Focus, um levantamento semanal que aponta a mediana das previsões do mercado em relação aos principais indicadores macroeconômicos do país.

Os dados foram levantados na semana passada, em pesquisa com mais de 100 instituições financeiras.

A mediana das projeções para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, subiu de 6,88% para 7,05%. Por outro lado, como mostra o documento, a mediana para 2022 também esboçou aumento de 0,06 ponto percentual, saindo de 3,84% para 3,90%. Nesse ponto, vale ressaltar que o Banco Central persegue uma meta de 3,75% em 2021 e 3,50% em 2022, sempre com um intervalo de 1,5 ponto percentual para cima e para baixo.

Para o nível de atividade, mensurado pelo Produto Interno Bruto, o PIB, a estimativa apresentou queda, saindo de 5,30% de crescimento para 5,28% ao longo de 2021. Já para 2022, a estimativa apresentou queda, saindo de 2,05% de crescimento para 2,04%.

Para a Selic, as estimativas até o fim de 2021, apresentaram alta de 0,25 ponto percentual, movendo-se de 7,25% para 7,50%. Esse mesmo movimento foi observado para 2022.

Outro indicador macroeconômico analisado pelo relatório é o câmbio: as expectativas de 2021 seguem estáveis em R$ 5,10. Para 2022, as projeções também se mantiveram estáveis em R$ 5,20.

Como o Boletim Focus impacta os meus investimentos?

Acompanhar a divulgação do Boletim Focus do Banco Central semanalmente é um hábito importante a ser mantido por investidores iniciantes, profissionais e para o mercado financeiro como um todo.

Afinal, o relatório monitora as expectativas de mercado das principais instituições financeiras e especialistas do país sobre indicadores importantes como inflação, nível de atividade e juros.

Além disso, o Boletim Focus também serve como base para a tomada de decisão em relação à política monetária do Brasil, uma ferramenta importante para o controle da inflação no país. As decisões são tomadas pelo Comitê de Política Monetária (Copom), uma entidade ligada diretamente ao Banco Central, que, entre outras projeções, utiliza o relatório para definir  a meta da taxa Selic.

Autor

Equipe Apex News



Disclaimer: Essa apresentação é um documento de cunho meramente informativo, não configurando análise de valores mobiliários nos termos da Instrução CVM Nº 598, e não tendo como objetivo a consultoria, oferta, solicitação de oferta e/ou recomendação para a compra ou venda de qualquer investimento e/ou produto específico.

Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Ótimo! Agora, complete o checkout para ter o acesso completo.
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está completamente ativada, agora você tem acesso completo ao conteúdo.