Projeto social constrói o lar de uma família pela primeira vez no Espírito Santo

22 de Dez de 2022

Dona Marize, seu marido e seus quatro filhos foram os primeiros a ter o lar renovado no estado

Ter um lugar para descansar é necessário. Embora essa seja uma realidade comum, ainda há muitas famílias em situação de vulnerabilidade social, vivendo em condições precárias de moradia e procurando alternativas para atender às necessidades pessoais.

Este é o cenário onde vive a Dona Marize e seus quatro filhos, sendo um deles pessoa com deficiência. Foi diante de um panorama como esse que a Construíde, uma organização sem fins lucrativos, que tem como propósito impactar vidas através da construção de moradias, decidiu transformar a vida dessa família.

Com a parceria da Apex, a instituição chegou ao Espírito Santo, pela primeira vez, na cidade de Viana. A casa de Marize não possui a estrutura necessária para viver com segurança e comodidade, sendo localizada abaixo do nível da rua. De acordo com a CEO da Construíde, Flávia Figliolino, embora o contexto seja de dificuldade, o lar é composto por outras características importantes:

“Nessa casa encontramos sonhos, amor, cuidado e união, características que são fundamentais para sustentar a família, mesmo que a habitação não tenha a estrutura mínima necessária. A jornada da Marize e sua família aqui na Construíde está apenas começando, mas nós já estamos impactados com essa história que será transformada”, disse.

Para o Diretor de Mercado Imobiliário da Apex, Marcelo Murad, o projeto vai além da solidariedade: “Na nossa empresa, o nosso propósito principal é investir em pessoas. É uma honra poder participar desse projeto, porque nós valorizamos a realização dos sonhos e do bem-estar das pessoas. Ver o brilho no olhar da Dona Marize não tem preço. Estamos muito felizes em poder proporcionar um lar de conforto e dignidade para ela e seus filhos”, concluiu.

Sobre a família

A família da Marize é constituída por seis pessoas: ela, seu marido, que teve contratempos com a sua saúde mental na pandemia e, por isso, não vive com a família, e seus quatro filhos.

O filho mais velho, Gabriel, de 16 anos, possui algumas limitações que o limita de sair de casa. O adolescente enfrenta dificuldades maiores que alguém na sua condição física já costuma enfrentar. Sua mãe tenta cuidar das crianças e sustentar todas as carências da família com apenas o auxílio de R$400 por mês – que, ainda assim, não é garantido.

Ao saber que teria sua casa transformada, Dona Marize se manifestou em alegria: Obrigada, gente, por tudo. Era um sonho que eu queria para o meu filho. Hoje eu estou aqui, mas amanhã eu posso não estar. Eu agradeço muito a todos pelo que estão fazendo por nós”, comemorou.

O novo lar da família

A previsão de entrega da nova residência é para fevereiro de 2023. A casa tem aproximadamente 40 m², sendo dividida em quatro cômodos: sala, cozinha, quarto de casal e quarto para os filhos. Além disso, a residência vai conter uma área de serviço. A casa está sendo construída para atender as necessidades de acessibilidade de um dos filhos de Dona Marize, que é uma pessoa com deficiência.

A Construíde

A Construíde tem o propósito de impactar vidas por meio da construção de casas modulares. Certificada em três ODS (Ordem de Desenvolvimento Social) da ONU, a ONG arca com 90% dos custos da moradia, sendo o valor restante dividido em parcelas a partir de R$ 10,00.

Para fazer uma doação, acesse o site: https://www.construide.org/comodoar

Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Ótimo! Agora, complete o checkout para ter o acesso completo.
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está completamente ativada, agora você tem acesso completo ao conteúdo.