O que é investir de verdade?

7 de Abr de 2022

Por Marcus Buaiz*

Saúde, conhecimento e fé: costumo dizer que essas três palavras guiam a minha vida. É pela primeira delas que me alimento bem e faço esporte todos os dias – de domingo a domingo. O conhecimento é o pilar que me desenvolve e me faz melhorar cada vez mais. E a fé é quem me faz acreditar que existe algo maior e que para tudo há um propósito.

Apesar de me apoiar nesse tripé, já passei – e vi muitos empreendedores passarem – por momentos delicados. É inegável que, assim como o corpo, precisamos cuidar da mente, especialmente nestes últimos tempos, com isolamento social e forte mudança de hábitos.

Sempre digo que empreender sempre será desafiador, e que o tamanho dos riscos se equivale ao tamanho dos sonhos que você joga no mundo.

Saúde mental x negócios

Quando cheguei à São Paulo – que é, basicamente, um país dentro de um país -, em 2001, senti isso na minha própria pele. Era um lugar que eu não conhecia, estava fora da minha zona de conforto. E essa “guerra” entre os gladiadores de outros estados, que vão para lá em busca de novas oportunidades, ou seja, de “fazer a vida”, me fez querer trabalhar dobrado.

Assim, eu dormia pouco, não praticava esportes... meu único propósito naquele momento era trabalhar e realizar o que tinha ido fazer lá. Mas essa conta saiu cara. Me lembro do dia em que fui parar em um hospital, sem saber o que estava acontecendo, e descobri que estava em um episódio de crise de ansiedade.

Eu estava super cansado, com burnout. Foi neste momento que entendi que não adiantava nada eu fazer aquele esforço de trabalhar muito, dormir pouco e não cuidar de mim, focando apenas no sucesso financeiro. Percebi ali que não adiantava empreender para ganhar dinheiro e não ter saúde para usufruir dele.

Hoje – mais de 20 anos depois – esse é um tema muito falado, e que deve ter cada vez mais atenção.

Empreender com propósito

Uma pergunta que sempre costumo receber em eventos, conselhos que participo e até mesmo nas redes sociais é: “o que é investir de verdade?”. E, hoje, essa resposta é muito clara: é investir na minha vida. E a consequência do empreendedor, do homem, do pai, marido e amigo está dentro desse escopo.

Investir - para mim - é ter tempo com meus filhos. Poder levá-los na escola todos os dias, fazer atividades que gostamos juntos, sentar para conversar. É estar com minha esposa, poder sair para jantar semanalmente, viajar juntos. É ter tempo de lazer com meus amigos. E, claro, ter meus momentos sozinhos, fazer minhas reflexões, praticar minhas atividades e fazer o que de fato eu amo.

Empreender com propósito é algo que me move. Particularmente, eu não acredito que é possível ganhar dinheiro – pelo menos, na minha realidade - sem que eu seja muito feliz fazendo aquilo. Eu só invisto no que eu acredito, e no que eu possa ajudar a realizar algo. Não é sobre dinheiro, é sobre propósito.

É fato que não se coloca um projeto de pé e chega ao sucesso sem muito trabalho duro, muito mesmo. Mas, ainda falando sobre propósito, sempre falo sobre a importância de montar um time complementar, que esteja conectado e que queira construir um sonho juntos. A meta não é vencer jogos, mas, sim, campeonatos.

Gestão de tempo: o que realmente é prioridade?

Particularmente, não acredito no discurso de “não ter tempo”. Acho que, na maioria das vezes, ele é usado como uma desculpa para não realizar o que se tem que fazer. Mesmo com uma vida absolutamente corrida, não deixo de estar presente com a minha família, de levar meus filhos na escola, de fazer meus exercícios físicos diários.

O que é prioridade, eu realizo. Planejo meu dia, minha semana e o meu mês com todas essas tarefas – que são minhas verdadeiras prioridades - envolvidas. Se não fosse assim, não funcionaria: eu não teria saúde mental e muito menos resultados. Mas, para isso, é necessária uma gestão inteligente do tempo: definir muito bem as prioridades e cumprir o que a agenda manda, sem esquecer de incluir os cuidados com a saúde na rotina.

Voltando ao tema anterior, para mim, investir de verdade significa ter a coragem de começar e fazer o melhor com o que tem agora. Seja para realizar um sonho, para abrir um negócio ou ter mais tempo com a família. Então, deixo uma pergunta a você: o que te impede de começar agora e investir em você ou em seu futuro?

*Capixaba, empreendedor e embaixador da Apex News

Ainda não assina a nossa newsletter?

Está esperando o que?

Clique aqui e faça como os 10 mil capixabas que acompanham as principais notícias de negócios, economia e política do nosso estado pela Apex News!

Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Ótimo! Agora, complete o checkout para ter o acesso completo.
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está completamente ativada, agora você tem acesso completo ao conteúdo.