Jurema Internacional: revitalização traz nova cara para capital capixaba

Quem passa hoje pela Curva da Jurema quase não imagina que um dos principais cartões postais da Capital capixaba ficou esquecido por tantos anos. A revitalização, promovida pela gestão municipal em parceria com a iniciativa privada, foi responsável por dar uma “nova cara” ao local, que possui uma beleza singular em meio à paisagem urbana de Vitória.

Hoje, a Curva da Jurema se tornou – ou, quem sabe, voltou a ser - um polo gastronômico, turístico, esportivo e cultural. Com mais segurança e infraestrutura, a região recebeu novos empreendedores que apostaram no potencial do lugar e investiram na renovação dos quiosques.

Os irmãos Frederico e Fabrício Salvador decidiram apostar no potencial da região. “A Curva é um valioso cartão postal que ficou negligenciado por anos. Quando chegamos aqui, o quiosque estava com a estrutura totalmente deteriorada. Mas, desde sempre, acreditamos em uma versão da Curva da Jurema que os capixabas e os turistas merecem”, explica Frederico.

Frederico e Fabrício estão à frente do El Gitano, um quiosque de alta gastronomia com inspiração praiana. “Decidimos investir aqui justamente por acreditar que esta área merecia ser valorizada. Na época, os principais desafios estavam ligados à segurança e infraestrutura, mas, hoje, esses problemas estão praticamente todos resolvidos. Conseguimos criar um lugar descontraído e confortável para atender desde o público pós-praia até uma família que gosta de sair para almoçar ou jantar em um ambiente pé na areia”, completa.

Antes e depois da revitalização

A “Nova” Curva da Jurema

A união de esforços junto a iniciativa privada valorizou não só a orla, mas também toda a região da Enseada do Suá. O local, que foi apelidado como “A Nova Curva da Jurema”, está recebendo investimentos que contemplam novas áreas verdes, videomonitoramento, nivelamento da rua e alargamento do calçadão - uma reurbanização que visa tornar a região um novo polo gastronômico da Capital para receber famílias capixabas e turistas de todo o país.

Essa valorização também se reflete no mercado imobiliário: Vitória foi apontada como a cidade com maior valorização do país no último ano. Índices que acompanham os preços médios de venda e locação de imóveis residenciais e comerciais no Brasil apontaram um avanço de 23,23% no valor do metro quadrado na capital capixaba. E a Enseada do Suá foi o segundo bairro que mais se valorizou dentre os bairros das capitais brasileiras, com avanço de 50,6% no ano passado.

"Nos últimos anos, a região vivenciou uma valorização muito expressiva. Isso se deve muito pela qualidade do urbanismo e dos projetos imobiliários, que propiciaram um novo desenho na urbanização da Capital”, reforça Marcelo Murad, diretor de mercado imobiliário da Apex Partners.