Conciliando a rotina com a qualidade de vida: o melhor do lifestyle capixaba

24 de Mar de 2022

Por Julia Bastos*

Com  orgulho,  sou  capixaba.  Nascida  e  criada  no  Centro  de  Vitória,  onde  vivi as primeiras experiências da minha vida. Praça do Sesc, Rua Sete e Cidade Alta eram meus quintais. Também, não consigo esquecer das aventuras no Parque Moscoso, no meio de macacos e bichos-preguiça que sequer passam por lá hoje. Além da vivência cultural e do contato com a natureza e alguns dos  pontos  de origem  da  história  da  nossa  cidade, também comecei  a  minha  educação  no Colégio Centro Educacional Agostiniano, do primeiro ao oitavo ano.

Pela idade, explorava o meu mundinho que era a região, já que não tinha muitas  chances de visitar outros lugares de Vitória. Naturalmente, apostei na convivência com grupos diferentes, mas que também estavam, na maioria das vezes, concentrados no Centro.

Andava de patins, skate, jogava handball e basquete no time da escola e comecei a desenvolver a primeira faísca empreendedora: vendia o brigadeiro que a minha mãe fazia, batendo na porta dos meus vizinhos espalhados em 19 andares do Edifício Bachour.

Mais tarde, saí um pouco da bolha, já que fui cursar o ensino médio na Praia do Canto, no Colégio Nacional, e comecei a circular em mais regiões. Nesse meio tempo, fascinada em conhecer novas pessoas, novas convivências e novos comportamentos,  desenvolvi muito a minha criatividade, curiosidade e minha capacidade de observar o mundo e os demais ao meu redor.

O olhar me levou para a moda

Com esse prazer por descobrir novos pontos de vista, pluralidades e como as pessoas contam suas histórias pela maneira de se vestir, me conectei com a moda. Sempre reparei em figurinos de novelas e filmes, apreciando a mistura de cores e texturas, que produziam aquela identidade única. A partir daí, meu destino era certo (só que não!): decidi cursar a faculdade de moda na UVV e a partir do meu segundo período de faculdade, comecei a arcar com as mensalidades, o que me fez procurar um emprego para investir na minha formação.

Os shoppings estavam vivendo um momento de auge na Grande Vitória e eram os lugares ideias para quem queria começar no comércio. Vi ali uma oportunidade de ganhar grana e me sentir mais  independente. Então, no Shopping Praia da Costa, consegui  o  meu  primeiro  emprego temporário na loja multimarcas de artigos esportivos Ranking.

Em 2005, depois desse primeiro contato com o mercado de trabalho, fui para a Zoomp!, uma marca conceituada que me atraia pelo estilo e pela forma de mostrar a moda. E mais à frente, em 2008, ingressei em uma nova jornada, fazendo parte da inauguração da Animale no Shopping Vitória.

Nessa época, eu tinha um pouco mais de prática de contato com consumidor, mas não estava gostando da profissional que eu estava me tornando. Foi um momento de muito amadurecimento e análise da minha carreira, do que de fato eu queria construir para o meu futuro e de quem poderia me tornar como profissional.

De  vendedora, me tornei subgerente e depois gerente. Vivi experiências incríveis e com resultados que me orgulho, enquanto passava por esse momento de escola prática e de autoconhecimento sobre minha trajetória, que durou 11 anos.

Daí, aproveitei para usufruir mais de Vitória, mudando rotinas e criando treinos ao ar livre que permitiam me conectar de forma mais positiva com a cidade. Ainda, me mudei algumas vezes, conhecendo um pouquinho mais dos quatro cantos da região. Do Centro para Jardim Camburi, depois Mata da Praia e, há três anos, na Praia da Costa. E mesmo na cidade nova, não deixei de curtir tudo que há de bom na capital, mas explorando os novos ares de Vila Velha.

Como o lifestyle capixaba entrou para mudar minha vida

Em  meados  de  2016, iniciei com a mana Isa no Instagram, como forma de inspirar as pessoas a criarem essa cultura da vida saudável, tanto pessoal quanto profissional.

Em 2019, tomei a decisão de que precisava equilibrar a minha vida pessoal com tudo o que gosto de sentir e experimentar, não só com o trabalho, encontrando-me nessa busca por um estilo de vida saudável conectado a minha rotina profissional e qualidade de vida.

Nessa  época, ela fazia eu me interessar por alimentos e como organizar as refeições, e eu a motivava na frequência e qualidade dos treinos. Essa exposição da vida e da rotina em uma rede social também serviu como  forma  de  firmar compromisso  comigo e  com  as  manas. Assim, comecei a organizar o trabalho e a vida pessoal para conseguir ter qualidade de vida.

Então,  programava  meus  treinos  e  atividades com a mesma disciplina  que programava minha escala  de  vendedores.  Isso  me  fez  entender  que  não  há separação:  precisamos  priorizar  a qualidade  de  vida  da  mesma  forma  que priorizamos  o  trabalho.  Por  isso,  vou  te  contar  um pouquinho  de  como preservo e  mantenho  esse  equilíbrio,  aproveitando  as belezas  das  terras capixabas.

A qualidade de vida que só o ES pode oferecer

A Região Metropolitana do Espírito Santo é o lugar ideal para pessoas divertidas, alegres, positivas e que gostam do barulho do mar. Aqui, você pode sentir o seu pé na areia irregular da praia e se banhar de água e sal à luz do dia ou à energia da lua.

Para começar o dia em sintonia total com a natureza capixaba, acordo cedo e encaro firmemente a imensidão do nosso céu azul perfeito ao nascer do sol. Busco  sempre  estímulos  para criar  a disposição ideal para aproveitar o máximo  do tempo. Particularmente, para começar o dia, gosto de partir para uma atividade física que exija mais de mim, seja indoor ou outside.

Mesclo entre uma corridinha no calçadão, da Praia da Costa, onde moro hoje, ou de Camburi, e um trote rumo ao Morro do Moreno, ideal para quem gosta de uma experiência offroad, sem contar que toda o caminho é incrível. Chegando ao topo, a paisagem te oferece a melhor visão 360° da cidade: a vista para as baias de Vitória e Vila Velha e, no horizonte, a grandeza do Monte Mestre Álvaro, na Serra.

Depois desse momento de atividade intensa, não há nada de melhor do que se banhar de mar antes  de  começar  a  rotina  profissional.  As Praias da Ilha  do Boi ou Praia  da Costa são  os ambientes  ideais  para  quem  procura  algo  mais movimentado.  Contudo,  para  quem  tem  uma rotina mais corrida, recomendo praias menores, ideais para um mergulho rápido e calmo, como a Ilha do Frade em Vitória ou a Praia do Bananal e a Praia Secreta em Vila Velha.

E  o  bom  do  Espírito  Santo  é  que  mesmo em meio a correria do dia a dia, ele nos  oferece paisagens estonteantes: minha rotina é cortada pela Terceira Ponte e, mesmo com o stress do trânsito  e  da  ida  para  as  atividades, ganho  de presente uma das vistas mais belas para o Convento da Penha, o que acalma novamente o coração.

Para o horário de almoço com os amigos do trabalho ou de fora, as nossas cidades também têm o melhor a oferecer. Na Praia da Costa, logo na orla, temos o Timoneiro e o Atlântica, com uma pegada mais raiz. Na capital, adoro o Joaquim, que é uma delícia tanto para um brunch quanto para um almoço, o Aleixo, que tem um atendimento e pratos fantásticos, e o restaurante grego Alas, que tem uma vista inigualável.

Já no finalzinho  da  tarde  ou  no  começo  da  noite  de  semana,  nada  mais capixaba  do  que  um tradicional churrasquinho com a galera. Se você quer conhecer pessoas novas e aleatórias, esses são os  points  ideais,  sempre  regados a uma  boa  conversa. Particularmente, gosto do Spetus, tanto na Praia do Canto e em Jardim da Penha, mas não faltam opções.

Com outras propostas, a Curva da Jurema vem apostando em quiosques mais requintados  e atraentes. O Clericot Café e o Litt Quiosque  são lugares  bacanas na  região para  aproveitar o entardecer ouvindo uma boa música e tomando bons drinks com os amigos.

O estilo de vida que me reconectou com o trabalho e me levou para o lifestyle

Esse jeitinho de levar a vida e de me comunicar me conectaram com a Carolina Neves - marca e pessoa. Identifiquei nelas o propósito que dá match comigo: o diferencial curioso são as pessoas, nós,  os  visitantes e clientes. Conhecer  a marca e consumi-la é uma experiência. É o café com bolo feito por nós, o agradável ambiente  e  bate-papo que  nos  conectam. Por  meio desses momentos de troca, as joias não são apenas produtos: elas são memórias.

Desde a abertura do novo ateliê Carolina Neves na Praia do Canto, sou responsável pelos atendimentos presenciais e pelo acolhimento, presa nos detalhes, com o objetivo de satisfazer todas essas experiências que oferecemos naturalmente. Não se trata apenas de clientes: temos amigas e parceiras, que formam uma grande família, que cresce a cada ano e ganha proporções nacionais. Em breve, teremos novidades de expansão para além das fronteiras capixabas.

E no meio desse novo momento, dessa harmonia entre  trabalho e qualidade de vida, veio um novo projeto para encher ainda mais a vida de luz. Desejo ser mãe, para aprender ainda mais a conciliar esse lado profissional com meu estilo destemido e alegre de viver.

Um convite ao leitor: experimente o lifestyle capixaba!

Assim, os diversos programas, cenários, climas, experiências e formas de contato com pessoas e com a natureza me permitem uma constante evolução pessoal, profissional e emocional. Nada pode pesar muito desigual, acredito que – por experiência própria – o caminho é o malabarismo entre pilares da vida.

E  o  nosso  estado é o  lugar  ideal  para  isso.  Nenhum  outro  lugar  do  Brasil apresenta  tantas oportunidades belas para empreender e curtir a vida. Por isso, finalizo: não há nada melhor do que o lifestyle Atacama capixaba.

* Capixaba, gestora de vendas e apaixonada por viver

Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Ótimo! Agora, complete o checkout para ter o acesso completo.
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está completamente ativada, agora você tem acesso completo ao conteúdo.