BUY SC: evento reúne lideranças para construir a nova agenda de desenvolvimento de Santa Catarina
Nesta terça-feira, 25 de novembro, o Lagoa Iate Clube, em Florianópolis, recebe o BUY SC. O evento, realizado pela Apex, propõe um movimento para potencializar o desenvolvimento catarinense e reforçar sua posição como um dos destinos de investimento mais promissores do Brasil.
O encontro reunirá lideranças empresariais, autoridades e investidores para debater os caminhos do próximo ciclo de crescimento catarinense, que visa conectar o potencial produtivo e tecnológico local ao capital nacional e global.
O que esperar do evento
A programação será aberta pela apresentação “Dados SC by Futura” - um panorama inédito sobre os indicadores econômicos e sociais do estado, conduzida por Paula Orrico (Gerente de Dados da Apex).
Em seguida, o painel “Um movimento para potencializar o desenvolvimento Catarinense” (a tese das Onças Brasileiras), mediado por Ricardo Frizera (Sócio-diretor da Apex), reunirá Fernando Cinelli (Fundador e Presidente da Apex), João Vitor Carminatti (Diretor do Polo Santa Catarina da Apex) e Paulo Bornhausen (Secretário de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos SC), discutindo o protagonismo catarinense no cenário nacional.
O destaque da programação será o keynote com o Governador Jorginho Mello, que apresentará a visão estratégica do estado e os pilares de solidez fiscal que fazem de Santa Catarina a "bola da vez" para investimentos.
Na sequência, o painel “A força do ecossistema catarinense de tecnologia”, mediado por Diego Brites (Presidente da Acate e CEO da Teltec), contará com Paulo Orione (VAAS), Fábio Nunes (Splori Ventures), Alex Anton (Softplan) e Bruno Correa de Souza (Grupo Khronos), que debaterão a maturidade do 5º maior polo de tecnologia do Brasil.
Seguem as apresentações de Ewerton Caburon (CEO da EmiteAí), sobre logística, e Rodrigo Prisco Paraíso (Invest SC), com o case da PPP de Itapoá.
O debate sobre investimentos continua com o painel “O boom do mercado imobiliário catarinense”, mediado por Guilherme Carvalho (Coordenador de Desenvolvimento Residencial da Apex). Valter Torresani (Torresani), Gustavo Bulcão Viana (RVB Incorporações), Daniel Dimas (Dimas Construções) e Cintia Pereira (CBA Empreendimentos) vão analisar o crescimento impulsionado por fontes de demanda diversificadas, como o setor tech, o agronegócio e investidores estrangeiros.
O keynote “Por que investir em Santa Catarina”, com Cleverson Siewert (Secretário da Fazenda de SC), reforçará a visão do estado sobre a atração de capital.
Em seguida, o painel “A Cadeia de Alimentos Catarinense: Produção, Atacado e Distribuição”, mediado por Bruno Vieira (Gerente de Mercado de Capitais da Apex), contará com Ricardo Faria (Global Eggs - 2ª maior produtora de ovos do mundo) e Andrei Seidemann (Dellys), discutindo crescimento, logística e tecnologia no setor.
Segue a apresentação “Mercado de Capitais 4.0: novas plataformas para novos investidores”, com Emmanuel Camelo (BEE4).
As trajetórias de sucesso das empresas catarinenses são inspiração para o último painel. Mediado por Gualtiero Schlichting (Diretor de Mercado de Capitais da Apex), o painel celebrará o DNA empreendedor catarinense, com Márcio Schaefer (Schaefer Yachts), Inácio Vandresen (Clemar Engenharia), Tiago Altenburg (Altenburg) e Claudio Roberto Grando (Audaces).
A programação de conteúdo do BUY SC será finalizada com a apresentação “Vetores de desenvolvimento regional” do Prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.
Por que Santa Catarina?
Santa Catarina vive um momento singular de consolidação de sua liderança econômica. O estado se destaca pela combinação de estabilidade institucional, solidez fiscal e um modelo de desenvolvimento baseado na inovação e na pujança produtiva.
- É o 2º estado mais competitivo do Brasil (ranking CLP) e possui a menor taxa de desemprego do país.
- É o 5º maior polo de tecnologia do Brasil, com uma densidade de startups 10 vezes maior que São Paulo.
- Quatro das cinco cidades com o metro quadrado mais valorizado do país estão localizadas em Santa Catarina.
- SC tem uma carteira de projetos que representam R$ 15 bilhões em oportunidades para investidores.
O BUY SC é um movimento para conectar o mercado de capitais às lideranças que estão construindo o futuro de Santa Catarina — e fortalecer a presença do estado nos mapas de investimento nacional e global.