BUY São Paulo: a ponte dos mercados regionais do Brasil com o mundo
Na próxima terça-feira, 28 de outubro, a Casa Fasano, em São Paulo, recebe a primeira edição do BUY SP — evento realizado pela Apex, que propõe uma nova agenda de desenvolvimento econômico, mais descentralizado, sustentável e competitivo.
O encontro reunirá lideranças empresariais, autoridades públicas e especialistas para discutir o papel de São Paulo como elo entre os mercados regionais brasileiros e o investimento global.
Por que São Paulo?
A trajetória de centralidade financeira de São Paulo começou ainda no século XIX, com a criação da Bolsa Livre de São Paulo, origem da atual B3 – Brasil, Bolsa, Balcão, hoje uma das principais bolsas de valores do mundo.
Ao longo de mais de um século, São Paulo se consolidou como o centro financeiro da América Latina, concentrando as sedes das maiores instituições financeiras, gestoras de recursos e empresas do país. Hoje, o estado responde por 31% do PIB brasileiro, com uma capital vibrante e diversa, lar de quase 12 milhões de pessoas.
Mas um novo movimento está em curso: o mercado de capitais brasileiro vem alcançando recordes históricos de crescimento — foram R$ 677,3 bilhões captados somente em 2024.
A digitalização, o avanço das plataformas de investimento e o fortalecimento de polos econômicos regionais têm ampliado o acesso ao mercado de capitais para além de São Paulo, e agora, cidades do interior paulista e de outros estados passam a integrar essa rede.
É o início de uma descentralização virtuosa, em que São Paulo deixa de ser apenas o centro, para tornar-se a ponte que liga o interior produtivo ao mundo financeiro.
O que esperar do evento
A programação será aberta com o painel “São Paulo: ponte do interior do Brasil com o mundo”, mediado por Ricardo Frizera (Sócio-diretor da Apex), com Fernando Cinelli (Fundador e Presidente da Apex), Gabriel Rodrigues (Diretor do Polo São Paulo da Apex) e Henning Sandtfoss (Diretor Institucional da Apex). O debate apresentará a visão sobre a vocação de São Paulo como catalisador do desenvolvimento nacional e alavanca de integração entre capital, inovação e investimento regional.
Na sequência, os especialistas Arilton Teixeira (Economista-chefe da Apex) e José Orrico (Diretor Político da Futura) vão analisar o cenário macroeconômico e político do Brasil, e apontar tendências para o próximo ano.
O terceiro painel, “Capital de conexões: onde o talento regional encontra o mundo”, reunirá Alexandre Baldy (BYD Brasil), Anderson Chamon (PicPay), Clemens Boecker (Tapetes São Carlos) e Antonio Toledo (Timenow) para contar as trajetórias de empresas de fora de São Paulo que viram no ecossistema paulista uma plataforma de acesso a mercados, talentos e investimentos.
O agropecuarista Toninho Silva e o Fundador da Zera.Ag, Octaciano Neto, vão discutir produtividade e propósito no agronegócio, mostrando como o agro paulista se consolidou como símbolo de excelência e inovação.
Em seguida, o painel “De São Paulo para o mundo: inovação que conecta mercados”, contará com Bruno Passarelli (Qeevo Group), Pablo Bezerra (GlobalMed) e Paulo Bichucher (Yuca), que compartilharão os cases dessas três empresas paulistas que estão rompendo fronteiras e democratizando acesso a educação, saúde e moradia por meio da tecnologia.
O destaque do evento fica por conta de Alex Atala, Chef e empreendedor do D.O.M, Fábio Gurgel, Co-fundador e CEO da Alliance Jiu Jitsu, e Augusto Martins, CEO da JHSF. Juntos, eles vão debater a cultura da excelência que está enraizada no DNA paulista e que serve de inspiração para todo o Brasil.
Encerrando o evento, o painel “Real Estate paulista: padrão, confiança e novos horizontes”, mediado por Marcelo Murad (Diretor de Real Estate da Apex), reunirá Adriano Zarzur (Zarzur Urbanismo), Armando Nicolau (AAM Incorporadora), Marcos Lopes (Lopes Consultoria Imobiliária) e Gustavo Favaron (GRI Institute). O painel discutirá as transformações urbanas e o protagonismo do mercado imobiliário paulista na conexão entre o capital e a economia real.