Brazilian Regional Markets abre a Brazil Week em Nova York com debates sobre o futuro do Brasil que acontece
Retorno a Nova York reafirma o compromisso da plataforma de atrair olhares e investimentos do mercado de capitais global para os mercados regionais brasileiros.
Na próxima segunda-feira, 12 de maio, o Brazilian Regional Markets (BRM) desembarca novamente em Nova York para dar início à Brazil Week, com uma tarde de debates de alto nível sobre competitividade, inovação, desenvolvimento humano e oportunidades de investimento nos mercados regionais mais promissores do Brasil.
A partir das 13h no Harvard Club of New York City, o BRM reunirá governadores, prefeitos, empresários, investidores e lideranças institucionais para debater o papel estratégico dos estados fora do eixo Rio-São Paulo no futuro da economia brasileira.
Participam do encontro nomes como Eduardo Leite (Governador do Rio Grande do Sul), Renato Casagrande (Governador do Espírito Santo), Jorginho Mello (Governador de Santa Catarina), Fernando Cinelli (Fundador e Presidente da Apex), Tallis Gomes (Fundador do G4 Educação), Ricardo Alban (Presidente da CNI), Francisco Carvalho (Presidente da Timenow), Daniel Slaviero (Presidente da Copel) e Rubens Zanelatto (CEO da Mottu).
Essa é a segunda vez que o evento acontece em Nova York. Na edição passada, o BRM originou investimentos importantes: entre eles, a assinatura do contrato para a construção da Estação de Produção de Água de Reúso em Vitória (ES) — um projeto inovador de R$ 2,2 bilhões firmado entre a Cesan, o Governo do Espírito Santo e a multinacional GS Inima.
A novidade desta edição é a entrega de duas premiações inéditas, criadas para reconhecer personalidades e governos que têm se destacado na construção de um Brasil mais descentralizado e competitivo:
- Brazilian Jaguar of the Year – Empresário do Ano
- Brazilian Jaguar of the Year – Governo do Ano
As homenagens destacam quem, no setor público e privado, contribuiu de forma notável para o avanço dos mercados regionais.
Conheça o BRM
O BRM é uma iniciativa da Apex, com curadoria de conteúdo da Futura Inteligência, que reúne dados exclusivos sobre crescimento econômico, desenvolvimento humano e oportunidades de investimento nos estados brasileiros que estão fora do eixo Rio-São Paulo, mas já lideram indicadores de competitividade, inovação, eficiência pública e qualidade de vida.
Esses estados são conhecidos como as Onças Brasileiras — uma referência direta aos Tigres Asiáticos — e representam um Brasil que acontece fora do eixo: regiões economicamente dinâmicas, que crescem acima da média, com potencialidades únicas e ambiente favorável a negócios.
São eles: Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, todos no top 10 do ranking nacional de competitividade.
Programação
BRM: Construindo pontes para alavancar o desenvolvimento regional
Abertura oficial do evento com Fernando Cinelli (Fundador e Presidente da Apex), Leonardo Petrelli (Presidente do Grupo RIC), Américo Buaiz Neto (Vice-presidente da Rede Vitória) e Tallis Gomes (Founder do G4 Educação). O painel discute o tripé fundamental para descentralizar o crescimento do Brasil: comunicação regional, formação de lideranças e acesso ao capital.
O potencial do Rio Grande do Sul
Eduardo Leite, governador do estado, compartilha os avanços de uma das maiores economias do país, que cresceu 4,9% em 2024 e lidera rankings nacionais de eficiência pública. Em pauta, os planos de longo prazo do RS e seu papel no posicionamento do Brasil no Mercosul. Mediação de Ricardo Frizera (Diretor de Research da Apex).
Acima da média: as empresas que aceleram os mercados regionais
Cases de empresas que estão reinventando setores tradicionais com tecnologia e inovação, com Francisco Carvalho (Presidente do Conselho da Timenow), Joarez Piccinini (Chairman Randon Bank e Diretor de Relações Institucionais Randoncorp) e Daniel Slaviero (Presidente da Copel). Mediação de Guilherme Dorigo, Gerente de Corporate Services da Apex.
Empreendedorismo regional: o Brasil que acontece, por quem faz acontecer
Trajetória de empresas com DNA regional que escalaram nacional e internacionalmente, com Marcos Flávio Pereira (Diretor de Originação da Frisa), Dener Lippert (Fundador e CEO da V4 Company) e Pedro Odílio (CEO da Schaefer Yachts). Mediação de Felipe Barreto Veiga (Sócio-fundador do BVA Advogados).
Cidades do futuro: cases das Onças Brasileiras
Participam do painel Topázio Neto (Prefeito de Florianópolis e Presidente da FECAM), Tiago Amaral (Prefeito de Londrina) e Claudio Vitti (Diretor Médico da Associação Saúde em Movimento), com mediação de Wagner Kronbauer (Diretor Executivo da Apex - Polo Londrina/PR). Em pauta, como as cidades das Onças estão se tornando referência em inovação urbana, qualidade de vida, sustentabilidade e governança inteligente.
Inovação para o desenvolvimento dos mercados regionais
Paulo Orione (CMO e Co-fundador da VAAS), Alexandre Magno (CEO do Grupo Wine), Gustavo Vaz (Founding Partner at Kanoa Capital), Rubens Zanelatto (CEO da Mottu) compartilham casos reais de como inovação, transformação digital e capital de risco estão impulsionando negócios fora dos grandes centros. Mediação de Valentina Burzlaff, Editora-chefe do Folha Business.
O potencial de Santa Catarina
Jorginho Mello (Governador do Estado), o painel explora como Santa Catarina tem se destacado como um dos estados mais diversos, inovadores e competitivos do país, com avanços em logística, capital humano e atração de investimentos. Mediação de Pedro Chieppe, VP Institucional da Apex.
Competitividade e inovação na indústria das onças brasileiras
Mario Cezar de Aguiar (Presidente da FIESC), Paulo Baraona (Presidente da FINDES) e Ricardo Alban (Presidente da CNI) discutem como as Onças estão reposicionando sua base industrial com inovação, capacitação e inserção global. Mediação de Victor Casagrande, Diretor de Research da Apex.
Empresas que investem nos mercados regionais
Debate com empresas de fora do eixo que apostam nos mercados regionais como estratégia: Paulo Passoni (Managing Partner da Valor Capital), Paulo Werneck (Diretor de Investimentos da Vivest), André De Angelo (Diretor País Brasil da ACCIONA) e Ricardo Gontijo (CEO da Direcional Engenharia). Mediação de Marcel Malczewski, CEO da Quartzo.
O potencial do Espírito Santo
Com Renato Casagrande (Governador do Estado) e Munir Abud (Presidente da Cesan), o painel debate o desempenho acima da média de um estado que é referência em solidez fiscal, investimento público e planejamento de longo prazo.
Conteúdo exclusivo: dados e tendências
Durante o evento, a Futura Inteligência apresentará uma série de análises inéditas sobre os mercados regionais brasileiros. Os estudos vão explorar a correlação entre crescimento econômico e desenvolvimento humano nas Onças Brasileiras, os setores mais promissores para investimento nos próximos anos e os fatores que explicam por que esses estados devem liderar o próximo ciclo de desenvolvimento nacional.