8 de março: uma data para relembrar e refletir

8 de Mar de 2022

8 de março é conhecido como o Dia Internacional das Mulheres. Mas, afinal, você conhece o motivo por trás dessa celebração? As origens da data estão ligadas à luta por direitos e igualdade. Ela foi instituída em 1975, mas é lembrada desde o século 20, quando cerca de 15 mil operárias saíram às ruas em uma passeata em Nova York, nos Estados Unidos.

O objetivo, naquele 26 de fevereiro de 1909, era clamar por melhores condições de trabalho e de vida. Na época, algumas jornadas chegavam a 16 horas por dia, seis dias por semana. Nos anos seguintes, aconteceram diversos outros movimentos ao redor do mundo, sempre gerenciados por mulheres com o mesmo objetivo, até que a data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para relembrar as lutas políticas, sociais e econômicas das mulheres.

Equidade de gênero: precisamos falar sobre isso!

Quase cinco décadas depois, ainda precisamos falar sobre equidade de gênero. Para quem não está familiarizado com o termo, ele diz respeito a igualdade entre homens e mulheres com base no reconhecimento das necessidades e características próprias de cada gênero.

No mundo corporativo, diz sobre todos receberem as mesmas oportunidades para o mesmo trabalho, ou seja, permitir que as mulheres possam participar em igualdade de condições em processos seletivos, receber remuneração equitativa e serem igualmente reconhecidas.

E o setor privado, especialmente, hoje tem um importante papel nessa luta: mais do que desenvolver programas para reter, acelerar o crescimento profissional e atrair mulheres, é preciso fazer com que elas se sintam apoiadas, capacitadas e conectadas à organização.

A luta ainda é a mesma!

Não há dúvidas de que avançamos. Se antes a mulher era vista apenas como dona de casa, hoje temos a oportunidade de exercer todo tipo de profissão. Somos donas do nosso destino, da nossa carreira. E merecedoras do que conquistamos. Somos iguais, e queremos andar lado a lado, pois, só assim, construiremos uma sociedade mais próspera e justa.

Muito foi conquistado, mas ainda há muito para ser modificado nesta história. Mais do que uma simples homenagem às mulheres, o dia 8 de março serve para relembrar, refletir e lutar. E fica o convite: aproveite o dia de hoje para provocar reflexões e verdadeiras mudanças na sociedade.

* Ana Paula França, diretora de operações da Apex Partners

Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Ótimo! Agora, complete o checkout para ter o acesso completo.
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está completamente ativada, agora você tem acesso completo ao conteúdo.